ACESSIBILIDADE E USO DAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Vitoria Lima de Sousa
  • Breno Aloisio Torres Duarte de Pinho

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência no ambiente acadêmico envolve diferentes ações. Um exemplo é a disponibilidade de computadores e programas (softwares) específicos para o acesso de pessoas com deficiência, pois são ferramentas que podem facilitar a aprendizagem dos discentes na Universidade. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato sobre o desenvolvimento do projeto: Acessibilidade e Uso de Tecnologias Digitais. O projeto é voltado para alunos com deficiência em diferentes semestres, em especial alunos do curso de Gestão de Políticas Públicas com deficiência visual e motora que desejam utilizar o computador como ferramenta auxiliar para o estudo e a pesquisa. No atendimento dos alunos, buscamos compreender quais são os diferentes componentes que devem ser trabalhados em conjunto com o aluno, permitindo o acesso a conteúdos como textos, imagens e áudio, dentro das demandas da rotina de estudo do aluno. A atuação do aluno bolsista no desenvolvimento deste projeto é principalmente auxiliar o aluno com deficiência no uso do computador e de programas que podem proporcionar um ambiente de aprendizado mais inclusivo. Assim, o bolsista também desenvolve habilidades relacionadas com o uso do computador e de programas voltados para as pessoas com deficiência. Conclui-se, a partir da experiência do projeto, que o apoio aos alunos com deficiência para o uso do computador e de ferramentas digitais específicas favorece o desempenho acadêmico e a permanência desses alunos na Universidade.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica