ANÁLISE DAS INFECÇÕES E PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS ASSOCIADOS A KLEBSIELLA PNEUMONIAE EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Resumo
Introdução: Entre os microrganismos de destaque atualmente responsáveis por grande parte das infecções hospitalares resistentes, temos a Klebsiella pneumoniae (K. pneumoniae), uma bactéria Gram-negativa, pertencente à família Enterobacteriaceae, conhecida pela habilidade de desenvolver mecanismos de resistência enzimáticos e associada a diferentes infecções. Diante disso, o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA), também conhecido como Stewardship, atua na monitorização das terapias com antimicrobianos, implementando no eixo ensino, pesquisa e extensão, estratégias que visem a otimização e eficácia terapêutica. Objetivo: Avaliar o perfil de infecções e resistência causada pela Klebsiella pneumoniae em um hospital universitário terciário do estado do Ceará nos meses de janeiro a março de 2022. Metodologia: Estudo retrospectivo observacional transversal. Foram coletados e analisados os dados do banco PGA e Multirresistência (Multi R) no período mencionado referente ao hospital. Resultados: Foram coletadas e digitadas pelos bolsistas do PGA em banco de dados específico (Excel), contendo todas as culturas em que foram isoladas a K. pneumoniae com perfil de multirresistência. Das 25 culturas desse período, 88% (n=22) foram do patógeno citado e estavam relacionadas, principalmente, às infecções de corrente sanguínea e do trato respiratório, ambas com 32% (n=7). O perfil de extrema resistência (XDR) representando 82% (n=18) foi o mais observado. Conclusão: Foi demonstrado que as infecções causadas pela K. pneumoniae são as mais prevalentes com perfil de multirresistência, às quais estão principalmente relacionadas à assistência em saúde. Diante disso, o Stewardship possui o desafio de combater a multirresistência antimicrobiana, visto que esse é um problema mundial de saúde. Desse modo, a atuação na promoção do uso racional desses medicamentos é extremamente relevante na formação do futuro profissional e contribui para o sucesso da farmacoterapêutica.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.