ANÁLISE DE DADOS DA OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA

Autores

  • Rubens Costa do Nascimento Alves
  • Adriane Kelle Alves de Araújo
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumo

A OCESQ – Olimpíada do Ensino Superior em Química é um projeto educacional que abrange alunos do ensino superior de vários cursos, visando selecionar os estudantes com habilidades na área de Química, bem como, avaliar o ensino de química para dar suporte à comunidade acadêmica na formação profissional dos estudantes. Este trabalho relata os dados obtidos na divulgação da OCESQ e a análise dos dados gerais dos cinco certames, visando a melhoria e abrangência do projeto. A metodologia utilizada inicialmente foi a seleção e separação dos dados por instituição de ensino, como também por polos – essencial para compreender a predominância das IES no quesito de qualidade de ensino, como também para tomar decisões referentes à divulgação em outras instituições. Outro método essencial para análise foi a de compreender o que os medalhistas estão produzindo nas universidades, assim como no mercado de trabalho, fomentando uma perspectiva profissional nos participantes vindouros. Com relação aos resultados obtidos, é possível analisar que houve um aumento de 31,05% do número de inscritos, com relação à I OCESQ e a IV OCESQ. Além disso, também foi observado que o Instituto Federal do Ceará é a instituição de ensino superior que lidera o número de inscritos, com cerca de 62% das inscrições; em seguida, a Universidade Federal do Ceará, com cerca de 22%. Outra característica muito importante a ser citada é a do aumento do número de mulheres inscritas na olimpíada. Na I OCESQ, as mulheres preencheram um total de 44% das inscrições, enquanto na IV OCESQ, esse percentual aumentou para 47%. Dessa forma, a OCESQ tem evoluído como projeto de extensão e pode ser utilizado como ferramenta para contribuir com a avaliação do ensino de química, visando a melhoria do ensino no âmbito cearense e até mesmo mesmo nacional, além de incentivar esses alunos a construírem uma carreira.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica