ANÁLISE DE DADOS DA OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA
Resumo
A OCESQ – Olimpíada do Ensino Superior em Química é um projeto educacional que abrange alunos do ensino superior de vários cursos, visando selecionar os estudantes com habilidades na área de Química, bem como, avaliar o ensino de química para dar suporte à comunidade acadêmica na formação profissional dos estudantes. Este trabalho relata os dados obtidos na divulgação da OCESQ e a análise dos dados gerais dos cinco certames, visando a melhoria e abrangência do projeto. A metodologia utilizada inicialmente foi a seleção e separação dos dados por instituição de ensino, como também por polos – essencial para compreender a predominância das IES no quesito de qualidade de ensino, como também para tomar decisões referentes à divulgação em outras instituições. Outro método essencial para análise foi a de compreender o que os medalhistas estão produzindo nas universidades, assim como no mercado de trabalho, fomentando uma perspectiva profissional nos participantes vindouros. Com relação aos resultados obtidos, é possível analisar que houve um aumento de 31,05% do número de inscritos, com relação à I OCESQ e a IV OCESQ. Além disso, também foi observado que o Instituto Federal do Ceará é a instituição de ensino superior que lidera o número de inscritos, com cerca de 62% das inscrições; em seguida, a Universidade Federal do Ceará, com cerca de 22%. Outra característica muito importante a ser citada é a do aumento do número de mulheres inscritas na olimpíada. Na I OCESQ, as mulheres preencheram um total de 44% das inscrições, enquanto na IV OCESQ, esse percentual aumentou para 47%. Dessa forma, a OCESQ tem evoluído como projeto de extensão e pode ser utilizado como ferramenta para contribuir com a avaliação do ensino de química, visando a melhoria do ensino no âmbito cearense e até mesmo mesmo nacional, além de incentivar esses alunos a construírem uma carreira.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.