AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE CONTROLE DOS CORPOS
Resumo
O projeto de extensão D'IA-Logos da UFC tem como objetivo desenvolver reflexões filosóficas e sociológicas que perpassam a construção e a influência das novas tecnologias da informação, principalmente, Inteligências Artificiais, no que tange ao próprio comportamento humano. Atualmente, o projeto tem como metodologia um grupo de estudos quinzenal que discute o tema tecnológico com base na leitura de livros e artigos, além da manutenção de páginas nas redes sociais para democratizar o acesso à informação e trazer reflexão sobre os mais variados subtemas na forma de conteúdos formativos e informativos que possam aumentar o repertório sócio-cultural da comunidade que nos acompanha. Como bolsista, fiquei encarregada de compartilhar nos "stories" do Instagram e Facebook notícias e conteúdos de outras páginas que podem conversar com o nosso trabalho para abranger as reflexões, além de publicar informações sobre os nossos encontros e retomar alguns assuntos já discutidos a fim de gerar um engajamento maior e difundir ainda mais o debate. Um dos subtemas que surgiu nos debates foi o rápido alcance das redes sociais em difundir e impor padrões de beleza, o que gerou a publicação de título "O culto à beleza: do mito ao filtro" que, tendo como base metodológica o livro "O mito da beleza" de Naomi Wolf, trás um pouco do aspecto histórico-político da pressão estética nas mulheres, vistas como objeto, e como esse padrão foi mudando de acordo com as necessidades de controle social ao longo do tempo. A reflexão ainda aponta a eficácia das redes sociais no controle dos corpos, implicitamente ou não, trazendo a beleza como algo que pode ser sempre comprado, e faz o questionamento sobre a responsabilidade ética e moral que os desenvolvedores de aplicativos devem ter para mitigar os efeitos negativos e demonstrar transparência ao consumidor/usuário das ferramentas de edições e filtros de imagem.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.