BIBLIOTECA SEM FRONTEIRAS: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO ACESSÍVEL NAS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Ana Rayssa Paiva Moreira
  • Laura Lopes Ferreira
  • Larisse Macedo de Almeida

Resumo

As redes sociais possuem atualmente um grande papel na sociedade, principalmente quando falamos de comunicação. Isso já era muito visível há alguns anos, mas durante a pandemia, com o isolamento social, essa ferramenta tornou-se ainda mais forte. Como em vários lugares no mundo, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Mauc, também teve suas portas fechadas durante o período da pandemia e uma das soluções para continuar disseminando a arte e cultura para o público foi utilizar ainda mais as redes sociais de forma interativa. Pensando nisso, o presente projeto visa levar para os usuários da biblioteca do Mauc publicações de caráter informativo e cultural, através da criação de conteúdos simples, mas que chamem a atenção, que despertem a curiosidade e atraiam a comunidade para explorar mais nosso acervo bibliográfico e, além disso, que sejam acessíveis para todos os públicos. As publicações são pensadas de acordo com datas comemorativas, alinhadas com atividades do museu e até mesmo através de homenagens a pessoas importantes para a história do Mauc e da UFC. Na produção das peças gráficas utilizamos a ferramenta online Canva, buscando escolher uma padronagem de cartela de cores e fontes que dialoguem com o conteúdo abordado na postagem. As imagens, assim como os textos, são coletadas no próprio acervo disponível na biblioteca e em sites informativos da universidade, o que nos possibilita um aprendizado maior sobre os temas. A cada mês é feito um cronograma de datas importantes para serem abordadas, interligando assim as obras e artistas às temáticas. Após produzirmos as peças gráficas, escrevemos também as legendas, bem como sua audiodescrição, para que pessoas com deficiência visual possam ter acesso através da ferramenta de “texto alternativo” do próprio Instagram. Observamos com essas ações um aumento no número de visitas e percebemos que o projeto tem ajudado a divulgar informações acessíveis, colaborando para a democratização do acesso à cultura.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica