BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO DE UMA UNIDADE SAÚDE-ESCOLA

Autores

  • Camila Gomes Carvalho
  • Kaio Roger Morais Araújo
  • Hederson Lopes Sampaio
  • Jose Alexandre Albino Pinheiro

Resumo

Introdução: A prática de promoção à saúde abrange estratégias que visam a melhoria da qualidade de vida da população. Leva em consideração os determinantes sociais da saúde e a singularidade dos indivíduos a fim de torná-los capazes de entender, refletir e atuar sobre seu próprio contexto de saúde-doença. Objetivo: Apresentar as ações e trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas de iniciação acadêmica da Universidade Federal do Ceará no projeto de Promoção da saúde no contexto de uma unidade saúde-escola (PROMUD). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que apresenta as atividades realizadas pelos bolsistas no projeto de extensão nomeado de “PROMUD”. Resultados: Os bolsistas participaram de uma capacitação interna sobre escrita científica realizada na Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar da UFC, bem como de um momento lúdico com crianças no “11º Brincar na UFC” na Casa de José de Alencar. Ademais, para além das ações, foram escritos e apresentados 3 trabalhos para o Simpósio Internacional Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde (SIMEC SAÚDE-2022). Além de 3 trabalhos aceitos pela Comissão Científica do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Conclusão: A partir das experiências vivenciadas, concluímos que o projeto de extensão abrange uma vertente interdisciplinar, educacional e científica de suma importância para a formação acadêmica dos bolsistas. Uma vez que os momentos experienciados proporcionaram a aproximação dos discentes à realidade da comunidade, agregaram conhecimentos quanto à produção científica e proporcionaram o aprimoramento e aplicação de habilidades individuais e coletivas.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica