BREVE RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NO ENXADRISMO
Resumo
INTRODUÇÃO Este resumo descreve brevemente a experiência de monitoria do Projeto Gambitos - Prex, desenvolvido no Campus da UFC de Itapajé. O projeto visa divulgar, ensinar e incentivar a prática do jogo de xadrez. OBJETIVOS Desenvolver através do jogo de xadrez a melhoria de memória, melhor capacidade de concentração, melhor criatividade dentro e fora do campo quadriculado, estímulo à capacidade da tomada de decisão, socialização e obediência ao seguimento de regras e ética. METODOLOGIA Reuniões semanais que versam sobre temas fundamentais para compreensão e desenvolvimento de estratégia do xadrez, coordenados pela professora orientadora. Nas reuniões são passados fundamentos teóricos e em seguida são propostos exercícios para fixação dos mesmos. Ademais, são propostos jogos entre os participantes, de maneira a tornar o encontro mais lúdico. Revisão de comportamento referente a criatividade, foco e concentração. Avaliação das atividades desenvolvidas ao longo dos encontros e promoção de competições internas entre os participantes. RESULTADOS Tendo em vista os notórios benefícios lógico-cognitivos adquiridos com a prática enxadrística, podemos notar melhoria no desempenho de certas disciplinas de matemática e programação, particularmente no desenvolvimento de códigos. Tais cadeiras são o alicerce para os cursos ofertados no Campus, todos da área de tecnologia da informação. CONCLUSÃO Essa experiência proporcionou entender algumas das dificuldades de foco/atenção dos discentes e estimulou interesse pelo xadrez por meio do sentimento de prazer e diversão, o que facilitou o processo de aprendizagem. Aos monitores, a experiência também agregou organização, responsabilidades e habilidades de expressão. Quanto aos participantes, a experiência do projeto propiciou benefícios cognitivos e comportamentais que contribuíram para o êxito no percurso acadêmico.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.