BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Joao Pedro Lira Rodrigues
  • Alan de Matos Pinto
  • Ian Costa Fernandes
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm alterado as formas como trabalhamos, nos comunicamos, nos relacionamos e aprendemos. Na educação, as TDIC têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas. O Projeto Brincando e Aprendendo com Jogos Digitais na Educação Infantil desenvolve ações com crianças de três a cinco anos de idade, matriculadas na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). O objetivo geral consiste em contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil mediante a utilização de jogos digitais. Os objetivos específicos são: pesquisar Recursos Educacionais Digitais (RED) adequados aos interesses das crianças; registrar o progresso e interesse das crianças a partir do uso de jogos digitais; utilizar hardwares adaptados para um melhor manuseio das crianças; permitir a criação de hipóteses e narrativas utilizando jogos digitais. A expectativa é que os jogos digitais favoreçam o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora fina e o raciocínio lógico-matemático, na perspectiva do pensamento computacional. Semanalmente, as crianças utilizam os computadores da UUNDC para acessarem jogos digitais, compatíveis com a sua faixa etária, que proponham desafios cognitivos. São utilizados jogos como Minecraft, Mekorama, Run Marco, jogos disponíveis no site A Hora do Código, dentre outros. Além disso, enquanto jogam, as crianças atribuem significados, tornando os exercícios mais lúdicos, e isso acontece com a mediação dos bolsistas, que também são impactados positivamente com as interações. Durante as atividades, as crianças ampliaram sua capacidade de fazer perguntas, testar hipóteses, resolver problemas e buscar soluções para desafios cognitivos. Vale ressaltar o domínio do mouse e do teclado por parte das crianças, ferramentas muito utilizadas nas atividades.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Pedro Lira Rodrigues, J., Pinto, A. de M., Costa Fernandes, I., & Auricelia da Silva, M. (2022). BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 919. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85673

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica