BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm alterado as formas como trabalhamos, nos comunicamos, nos relacionamos e aprendemos. Na educação, as TDIC têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas. O Projeto Brincando e Aprendendo com Jogos Digitais na Educação Infantil desenvolve ações com crianças de três a cinco anos de idade, matriculadas na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). O objetivo geral consiste em contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil mediante a utilização de jogos digitais. Os objetivos específicos são: pesquisar Recursos Educacionais Digitais (RED) adequados aos interesses das crianças; registrar o progresso e interesse das crianças a partir do uso de jogos digitais; utilizar hardwares adaptados para um melhor manuseio das crianças; permitir a criação de hipóteses e narrativas utilizando jogos digitais. A expectativa é que os jogos digitais favoreçam o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora fina e o raciocínio lógico-matemático, na perspectiva do pensamento computacional. Semanalmente, as crianças utilizam os computadores da UUNDC para acessarem jogos digitais, compatíveis com a sua faixa etária, que proponham desafios cognitivos. São utilizados jogos como Minecraft, Mekorama, Run Marco, jogos disponíveis no site A Hora do Código, dentre outros. Além disso, enquanto jogam, as crianças atribuem significados, tornando os exercícios mais lúdicos, e isso acontece com a mediação dos bolsistas, que também são impactados positivamente com as interações. Durante as atividades, as crianças ampliaram sua capacidade de fazer perguntas, testar hipóteses, resolver problemas e buscar soluções para desafios cognitivos. Vale ressaltar o domínio do mouse e do teclado por parte das crianças, ferramentas muito utilizadas nas atividades.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Pedro Lira Rodrigues, J., Pinto, A. de M., Costa Fernandes, I., & Auricelia da Silva, M. (2022). BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 919. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85673
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.