CAPACIDADE DE SORÇÃO DE CD2+ E PB2+ EM SOLOS ARENOSOS DO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
A contaminação de solos por metais pesados é um problema que preocupa a sociedade devido ao comportamento dinâmico do solo, sendo um canal de transferência desses contaminantes para água, ar e seres vivos. A mobilidade dos metais pesados tende a ser maior em solos arenosos em virtude da escassez de cargas elétricas que permitam a sua adsorção. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi determinar a capacidade máxima de adsorção de cádmio (Cd2+) e chumbo (Pb2+) na camada superficial de solos do estado do Ceará. O experimento foi conduzido no Laboratório de Química do Solo da Universidade Federal do Ceará, utilizando três solos, Neossolo, Planossolo e Argissolo, todos de classe textural areia franca. A partir de soluções estoque de 1000 mg L-1 de Cd e Pb, foram preparadas soluções de equilíbrio, contendo as concentrações de 5, 10, 20, 30, 40, 80 e 120 mg L-1 em CaCl2 0,01M, pH 5,0. A adsorção foi determinada adicionando 2g de TFSA e 40 mL das soluções de equilíbrio em tubos de polietileno de 50 mL, que foram agitados horizontalmente a 120 rpm por 24 horas. As amostras foram centrifugadas a 5000 rpm por 10 minutos, filtradas e determinou-se as concentrações Cd e Pb na solução de equilíbrio por espectrometria de absorção atômica. As isotermas de adsorção pelo modelo linear e não-linear de Langmuir foram ajustadas utilizando o programa Origin Pro. Considerando os valores de R2 e SQE observou-se que os dados experimentais se adequaram melhor ao modelo não linear de Langmuir. A capacidade de sorção máxima foi maior para Pb2+ em comparação ao Cd2+, variando de 1681,3 a 2456,3 mg kg-1 e 286,1 a 799,9 mg kg-1, respectivamente. Concluímos que a adsorção de Cd2+ e Pb2+ ajusta-se melhor ao modelo não-linear de Langmuir e que em solos arenosos a mobilidade de Cd2+ tende a ser maior que o Pb2+. Agradecemos o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e a FUNCAP pela concessão da bolsa ao primeiro autor.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.