CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DO CAPIM-ELEFANTE BRS CAPIAÇU PARA A PRODUÇÃO DE VOLUMOSOS
Resumo
A produção de volumosos é fundamental para garantir a segurança nutricional dos rebanhos, em especial dos animais ruminantes. O capim-elefante é uma planta forrageira perene bastante utilizada na produção de forragem em áreas de capineira devido ao alto potencial de produção de biomassa dessa espécie. Diante disso, objetivou-se com o presente trabalho avaliar as características agronômicas do capim-elefante BRS Capiaçu (‘Pennisetum purpureum’ Schum.) colhido em diferentes alturas de corte do resíduo. O trabalho foi conduzido no Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF/DZ/CCA/UFC). Utilizou-se um delineamento em blocos casualizados, onde os tratamentos consistiram em duas alturas residuais (0 e 25 cm de altura do solo), com quatro repetições. Foram mensuradas 114 dias após o corte a produção de forragem fresca, a partir do corte da biomassa presente em uma moldura de 1x1 m; altura da planta, com auxílio de trena e a densidade populacional de perfilhos, obtida pela contagem do número de perfilhos em duas touceiras por parcela. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva. Observou-se que, numericamente, o capim-elefante BRS Capiaçu cortado próximo ao solo apresentou maior produção de forragem fresca (66.262,5 kg/ha/corte) quando comparado ao capim cortado a 25 cm de altura (62.450,0 kg/ha/corte). Os valores para a densidade populacional de perfilhos foram próximos entre os dois tratamentos, com média 14,25 e 14,63 perfilhos por touceira. O capim-elefante apresentou maior altura quando cortado a 25 cm de altura do solo (2,84 m), enquanto as plantas cortadas próximo ao solo apresentaram menor altura (2,55 m). Portanto, existe um indicativo de que o corte do capim-elefante BRS Capiaçu realizado rente ao solo seja interessante considerando a produtividade.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.