COMO CRIAR ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Antonio Levi Pierre Fernandes
  • Bianca Menezes Rocha
  • Zilsa Maria Pinto Santiago

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho são as Residências Universitárias da UFC (REUs), centros que possibilitam alojamento aos estudantes de graduação em vulnerabilidade econômica cujas famílias não moram em Fortaleza. O projeto é uma continuidade ao trabalho efetuado no último semestre de 2021. Por meio de reuniões e levantamento das principais necessidades destes centros, tornou-se evidente a importância da inserção de espaços de convivência, uma vez que a estadia longe da família tende a necessitar de maior integração em favor das necessidades de apoio, diálogo e afeto. Assim, esse trabalho faz parte de uma pesquisa apoiada pela Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), desenvolvida no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como objetivo buscar e utilizar de literaturas sobre ambientes de convivência pertinentes, incluindo as condições de acessibilidade espacial, identificar materiais de fácil obtenção a fim de tornar viável a execução da intervenção. Visitas para reconhecimento das áreas a serem trabalhadas e organização da equipe em trios, uma vez que são duas as residências visadas - Residência Universitária 2133 e a Residência 433, sendo uma delas residência alugada, portanto, com limitações de intervenção. Por conseguinte, espera-se ao final do projeto, a execução e implantação de espaços de convivência e integração aqui propostas, de forma a suprir as necessidades dos moradores destas casas, ouvindo-os durante todo o processo, seja na criação de uma nova área de estudo ou em um espaço de lazer.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Levi Pierre Fernandes, A., Menezes Rocha, B., & Maria Pinto Santiago, Z. (2022). COMO CRIAR ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 937. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85691

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica