COMO ESTUDANTES DE MESTRADO DA UFC PENSAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA
Resumo
O objetivo do trabalho é descrever como estudantes de mestrado da UFC pensam o uso das tecnologias digitais na docência. Considerando-se que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional são subutilizadas, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa de levantamento ao longo dos anos de 2021 e 2022 com 56 sujeitos. A coleta de dados se baseou na aplicação de um questionário composto por 12 perguntas em contexto presencial. As 5 primeiras perguntas versam sobre o perfil dos sujeitos, abrangendo suas características pessoais e profissionais. As 7 perguntas restantes versam sobre a relação que os licenciandos estabelecem entre a docência e o uso das TDICs. A análise de dados utilizou como base a Estatística Descritiva com o cálculo das frequências absolutas e relativas de três variáveis: equipamentos digitais, recursos digitais e aspectos didático-metodológicos. Em relação aos equipamentos digitais, 23% dos sujeitos optaram por escolher o notebook e outros 21% por escolher o projetor para serem utilizados na docência. Em relação aos recursos digitais, 17% dos sujeitos optaram por escolher o uso de vídeos e 17% pelo uso de softwares gerais quando trabalharem na docência. Em relação aos aspectos didático-metodológicos, para 23% dos sujeitos, o professor deve produzir material, desenvolvendo-os de forma mais atrativa para o aluno e para 20%, os professores devem utilizar os equipamentos eletrônicos para auxiliar na aula. Para 17% dos sujeitos, o professor deve atribuir papel ativo aos alunos por meio das tecnologias digitais. Os resultados caracterizam, portanto, uma docência centrada no professor e baseada no repasse de informações do professor para o aluno, ainda que sejam utilizadas as TDICs nesse contexto e ainda que sejam estudantes de mestrado inseridos no contexto educacional.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.