CONHECIMENTO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PORANGABUSSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) ACERCA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA SAÚDE
Resumo
Introdução: Com o desenvolvimento das aplicações das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) na saúde, como a Telemedicina e os Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP), o mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais profissionais qualificados no uso dessas inovações. Isso ocorre devido às vantagens oferecidas por tais ferramentas ao facilitar o atendimento, com diagnósticos mais precisos e maior praticidade no diálogo multidisciplinar. Entretanto, muitos desses profissionais não desenvolveram as necessárias competências na graduação para atender essa demanda, dificultando seu manuseio. Objetivo: O presente trabalho busca verificar o conhecimento dos estudantes do Campus Porangabussu da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca das TDIC na saúde e seu acesso ao aprendizado no curso de graduação. Metodologia: Esse trabalho trata-se de um estudo quantitativo e observacional. Para a sua execução, foi aplicado um questionário com 5 questões de múltipla escolha para avaliar o conhecimento desses estudantes sobre as TDIC, o contato durante a graduação com as inovações e a importância para o desenvolvimento profissional. Resultados parciais: O questionário foi aplicado via google forms, tendo 31 respostas, das quais 14 são do curso de odontologia, 8 de medicina, 4 de enfermagem e 4 de fisioterapia. Destes, 51,6% tiveram baixo contato com assuntos relacionados às aplicações das TDIC na saúde. Além disso, 83,9% acreditam ser relevante o ensino de conteúdos do gênero durante o curso. Conclusão: Nesse sentido, torna-se evidente que durante a graduação os estudantes da saúde apresentam um diminuto contato com temas relativos às TDIC aplicadas nas suas futuras áreas de atuação. Percebeu-se, além disso, a necessidade dos estudantes na obtenção de conhecimentos para compreender as futuras e atuais demandas do mercado de trabalho e do mundo acadêmico.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.