CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS (REUS)
Resumo
TAVARES, PACHECO e PEREIRA (2018) levantam em sua discussão científica a respeito das Residências Universitárias - como centros de alojamento de estudantes de graduação em vulnerabilidade econômica -, a importância desses ambientes quando apresentam uma estruturação do espaço de qualidade, visto que essa característica influencia de modo positivo na rotina do estudante e, sobretudo, no seu bem estar no dia a dia. Dessa maneira, o trabalho em questão apresenta como objeto de estudo os espaços de convivência nas Residências Universitárias (REUs) da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizadas em Fortaleza, uma vez que eles contribuem de forma positiva na vida desses estudantes. Esse trabalho está apoiado na Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), o qual está sendo desenvolvido por uma equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade em questão. Nesse cenário, a equipe realiza um estudo literário em conjunto com visitas técnicas nos espaços de intervenção, tendo em vista o levantamento de dados qualitativos dos moradores, por meio do método de Constelação de Atributos, e quantitativos, com o levantamento de medidas, bem como das condições de acessibilidade do local. Com isso, busca-se qualificar os espaços com o desenvolvimento de um projeto arquitetônico, para que os espaços se tornem mais acessíveis e mais adequados para as atividades rotineiras dos moradores e, assim, qualificar o bem estar desses no ambiente como um todo.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Felipe dos Santos Neto, R., Gomes Pereira, D., Alves, F., & Maria Pinto Santiago, Z. (2022). CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS (REUS). Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 948. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85702
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.