CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CONTEÚDOS NAS MÍDIAS SOCIAIS DA SECRETARIA ACADÊMICA DA UFC VIRTUAL
Resumo
Com à pandemia de COVID-19, a Universidade Federal do Ceará se adaptou ao ensino remoto por 4 períodos letivos, iniciando em 2020.1. Após o retorno presencial em 2022, a Secretaria Acadêmica da UFC Virtual tem sido essencial para a orientação dos alunos ingressantes e dos que entraram durante o ensino remoto. No atendimento online, usa-se ferramentas como E-mail, postagens no site do curso Sistemas e Mídias Digitais e na sua página oficial do Instagram. Objetivando trazer informações claras, reduzir a demanda de atendimento na secretaria e priorizar os casos complexos, as ferramentas de divulgação são moldadas para alcançar com eficiência e clareza o corpo discente, tanto da graduação, quanto da pós-graduação. A estrutura do site é pensada estrategicamente para guiar o público diretamente até a informação pesquisada. A partir das demandas mais recorrentes, entende-se o que pode ser feito para facilitar o acesso às orientações disponíveis no site do curso, além de evidenciá-las nas páginas principais e direcionar o discente a pesquisar nas mídias oficiais. As artes para divulgação são elaboradas sob acompanhamento das coordenações dos cursos, e elas atendem a uma demanda já esperada, como o período de matrículas, dúvidas sobre componentes curriculares e defesas de trabalho de conclusão de curso. Palestras e ações dentro dos cursos são postadas como notícias no site e podem ser divulgadas na página do Instagram, onde o acesso é mais frequente e instantâneo. O público atendido pela Secretaria Acadêmica tem acessado mais o site dos cursos, além de desenvolver a autonomia na busca de orientações já disponíveis em mídias oficiais. Algumas pesquisas sobre trâmites da graduação já aparecem nos primeiros resultados no Google, e tem auxiliado até mesmo discentes de outros departamentos. Projeta-se que o site tenha mais informações e que a navegação seja mais intuitiva, tornando-se a primeira opção de fonte para os alunos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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