DECLÍNIO VOLUMÉTRICO
Resumo
A EPEP (Escola Piloto de Engenharia de Petróleo) é um projeto que auxilia na formação de alunos de engenharia de petróleo por meio de cursos ministrados presencialmente na UFC (Universidade Federal do Ceará) e também online via Google meet. Muitas vezes os alunos das mais diversas engenharias não conseguem ver todos os assuntos em sua grade curricular de seu respectivo curso, e dos estudantes de engenharia de petróleo não é diferente. Com isso, a Escola Piloto de Engenharia de Petróleo por meio da BIA (Bolsa de Iniciação Acadêmica), neste ano de 2022, teve como objetivo a apresentação de curso de “declínio volumétrico: métodos para a análise de comportamento histórico de reservatórios de hidrocarbonetos” presencialmente para os estudantes de engenharia de petróleo. Este curso foi atualizado para os novos estudantes de Engenharia de Petróleo. Adicionalmente, foi realizado um segundo curso, com os conhecimentos adquiridos na primeira realização, para as empresas, profissionais da área, outras universidades, além da Engenharia de Petróleo e aos interessados, em todo Brasil, de forma on-line via Google meet. Também foram realizados trabalhos de divulgação nas redes sociais da EPEP, foram feitos relatórios de quantas pessoas participaram dos minicursos anteriores, e foi feito uma “newsletter” para divulgação dos minicursos. A metodologia utilizada foi a realização de aula teórica-expositiva com a realização de exercícios para fixação de conteúdo com projetor, excel, canva, powerpoint com slides, dando ênfase, principalmente, em reservatórios reais e estudos de casos. Com isso, já foi conseguido o aprofundamento do tema de declínio volumétrico, tendo alcançado, centenas de pessoas no instagram com postagens de divulgação, e dezenas de pessoas nos quizzes e ensinamentos nos stories, também foram alcançadas 20 pessoas, de forma presencial, no minicurso de declínio volumétrico.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.