DEMONSTRAÇÃO DO PROCESSO DE GLEIZAÇÃO DE FORMA DIDÁTICA
Resumo
O processo de Gleização ocorre principalmente em ambientes alagados no qual o solo fica saturado por água. Esse processo é bem característico devido a sua coloração, visto que na ausência dos óxidos de ferro, Hematita (Fe2O3) e Goethita (FeOOH)) responsáveis por dar a coloração vermelha e amarela ao solo; respectivamente; o solo adquire coloração acinzentada, indicando que ocorreu redução e remoção do Fe no solo. O principal objetivo deste trabalho, é mostrar o processo de gleização de uma forma mais didática aos estudantes, de acordo com o intuito do projeto Solo na Escola. Para o estudo, foram coletadas amostras de solos com colorações diferentes, foram usados solos com cores avermelhadas, amareladas e escuras, dispostas em tubos Falcon. Cada solo foi adicionado em dois tubos, sendo um mantido seco e o outro saturado com água. Neste tubo com solo saturado, foi adicionado água aos frascos com solo e deixados abertos por um tempo para a saída do ar, sendo depois disso tampados para manter a água no frasco e reduzir a oxigenação. Após comparar os dois frascos, foi perceptível o início do processo de gleização mediante a mudança da coloração nos frascos que continham o solo saturado, tornando acinzentado, já nos frascos com o solo não saturado, a coloração dos solos não teve mudança. De forma didática, o experimento mostra como ocorre o processo de gleização nos ambientes em que o solo é saturado por água.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Danilo Sousa da Cruz, A., Echiley da Silva Ferreira, L., Oliveira, L. da S., & Shiso Toma, R. (2022). DEMONSTRAÇÃO DO PROCESSO DE GLEIZAÇÃO DE FORMA DIDÁTICA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 953. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85707
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.