DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA FOZ DO RIACHO MACEIÓ, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL
Resumen
O presente estudo trata-se de um diagnóstico da qualidade da água da foz do Riacho Maceió, localizada na Praia do Mucuripe, setor norte de Fortaleza. Trata-se de uma área bastante degradada, sujeita ao lançamento de efluentes domésticos e resíduos de diversas naturezas. O objetivo principal deste estudo é realizar uma avaliação da qualidade da água, através da quantificação dos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. A metodologia empregada consistiu na coleta de amostras de água no mês de junho de 2022 (estação chuvosa). Após coletadas as amostras foram encaminhadas para o laboratório, onde aferiu-se os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos, importantes indicadores do grau de contaminação e da intensidade do impacto ambiental negativo sobre esta área. A avaliação microbiológica foi realizada através da técnica de fermentação em tubos múltiplos, visando estimar o Número Mais Provável (NMP) de Escherichia coli na água; enquanto os parâmetros físico-químicos (salinidade, pH, oxigênio dissolvido, nitratos, nitritos, fósforo, ferro, turbidez e amônia) foram determinados com base na APHA – Standard Methods for the examination of water & wastewater. As análises físico-químicas da água indicam que o parâmetro fósforo não atende aos valores de referência do CONAMA (Resolução 357/2005), sendo que os demais parâmetros estão em conformidade com a legislação. No que se refere a análise bacteriológica, constatou-se que a amostra analisada se encontra em concordância com as Resoluções 357/2005 e 274/2000 do CONAMA. De acordo com os resultados obtidos podemos constatar a atual situação do Riacho Maceió e a partir daí propor medidas mitigadoras preventivas e corretivas para os impactos adversos. Apoio: PRAE/UFC; LABOMAR/UFCDescargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.