D’IA-LOGOS: ANÁLISE FILOSÓFICA ACERCA DA AMBIGUIDADE AFETIVA DAS REDES SOCIAIS
Resumo
D'IA-Logos é um projeto de extensão da UFC que tem como objetivo desenvolver e ampliar debates que estimulem reflexões filosóficas sobre os avanços tecnológicos, principalmente acerca da inteligência artificial. Atualmente, as linhas de atuação são divididas em três métodos: criação de podcasts em plataformas digitais em formato de entrevistas e discussões sobre artigos pertinentes; grupos de estudos quinzenais realizados e organizados pelos membros participantes; postagens semanais nas redes sociais de cunho formativo (notícias relacionadas ao projeto vinculadas a uma problemática filosófica) e informativo (indicação de filmes e demais materiais culturais). Como bolsista, fiquei responsável pela elaboração de um post informativo por semana, bem como participação nos grupos de estudos e propostas como oficinas e instalações. Dentre as postagens desenvolvidas, destacamos a reflexão sobre a música Cyber Stockholm Syndrome (Síndrome de Estocolmo Cibernética) da cantora Rina Sawayama. Tendo como paralelo a Síndrome de Estocolmo, estado psicológico em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia ou até mesmo sentimentos de amor ou amizade por seu agressor como abrandamento da realidade violenta, realizou-se, a partir da proposta musical mencionada e de leituras filosóficas, uma análise acerca da relação ambígua-afetiva das redes sociais e seus usuários.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.