EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS JUNTO ÀS CRIANÇAS DA UUNDC
Resumo
O Projeto CULTURAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRA COM AS CRIANÇAS DA UUNDC: CONTRIBUINDO COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS teve sua continuação pelo terceiro ano consecutivo, atendendo crianças da UUNDC, especialmente da turma Infantil 5, na faixa etária de 5 e 6 anos. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) determinam que as práticas cotidianas em creches e pré-escolas contemplem ações sobre diversidade étnico-racial. A Proposta Pedagógica da UUNDC se prontifica a essas ações. O projeto tem o objetivo de atuar na educação das relações étnico-raciais e respeito às diferenças com as crianças, e pode contribuir para a sensibilização e valorização da diversidade, apreciação de belezas diversas, promoção das representatividades étnico-raciais como princípio democrático, combate ao racismo e construção de uma sociedade mais justa. As ações se deram com contação de histórias com protagonistas negros e indígenas, como: O mundo no Black Power de Tayó, Tanto tanto, Um curumim uma canoa, dentre outras. Histórias que tradicionalmente tematizam o folclore também foram lidas, mas com ênfase na perspectiva de que os seres mitológicos são reverenciados em outras culturas, não apenas reduzidos a "personagens folclóricos". Outra ação foi oferecer cotidianamente às crianças o uso dos lápis de cor de pele em vários tons, explicando a elas que as pessoas são diversas. As histórias são bastante apreciadas pelas crianças. Elas também pedem “professora, cadê os lápis de cor de pele?” quando querem desenhar, referindo-se ao depósito com os lápis de tons diversos. Em um exemplo de discussão com a proposta de desenhar os "personagens folclóricos", a turma relembrou que a sereia Iara tem origens indígenas, assim as crianças falaram que "a sereia Iara não é loira, tem cabelo preto, sua pele é marrom e é diferente da sereia Ariel da Disney". A percepção das crianças nos dá indícios da construção progressiva de uma compreensão de diversidade entre os povos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.