ESTUDO E CONCEPÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DAS ARTES PLÁSTICAS

Autores

  • Regisson Patricio da Anunciacao
  • Adriana Almeida Colares

Resumo

O modelo de ensino tradicional de línguas estrangeiras, focado no professor, como detentor e transmissor de conhecimento, não se sustenta mais. O uso das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras é cada vez mais recorrente e traz o aluno para o centro, fazendo com que seja cada vez mais autônomo e ativo em seu processo de aprendizagem. Visto tal cenário, o presente grupo de estudo tem como objetivo criar materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras utilizando as tecnologias digitais da comunicação (TDIC), as metodologias ativas e as artes plásticas, com prioridade para obras de artistas femininas. O que propomos é uma sequência de aula utilizando uma TDIC, a metodologia ativa aula invertida, tendo como base a teoria de Bergmann (2014) e uma pintura de uma artista feminina de origem anglófona, já que a aula proposta tem como objetivo um ponto de gramática da língua inglesa. O público alvo da aula são alunos iniciantes (Níveis A1-A2). A aula terá dois momentos: o primeiro é antes do encontro presencial, quando os alunos deverão assistir a um vídeo instrucional sobre o assunto de gramática e o segundo é durante o encontro presencial, quando os alunos farão atividades relacionadas ao assunto do vídeo. O resultado que se espera alcançar com uma aula nesse formato é um maior aprendizado dos alunos, já que a aula invertida possibilita maior contato do aluno com o assunto estudado. Acredita-se que haverá também um maior envolvimento dos alunos no momento da aula, já que o momento de instrução sobre o assunto gramatical vai ser feito anteriormente e sobrará mais tempo para interação na aula.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica