ESTUDOS E DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS INTEGRADOS: REVISÕES, APLICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES
Resumo
Os Estudos e Diagnósticos Ambientais Integrados (DEAIs) são uma possibilidade analítica que envolve em suas análises os fatores físicos e humanos, considerando suas complexidades espaço-temporais. Apesar da importância e dos resultados positivos desse tipo de análise, há uma deficiência quanto à articulação da base teórico-conceitual que torna difícil manter uma metodologia coesa e simétrica. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar trabalhos envolvendo DEAIs, investigando suas bases fundamentais, teorias e metodologias, assim como a situação dos mesmos nos cursos de ensino superior do Brasil. Para tanto, foram analisadas informações sobre como docentes, discentes e grupos de pesquisa trabalham com DEAIs, através de uma pesquisa usando palavras-chaves relacionadas ao tópico em artigos de eventos nacionais. No levantamento de artigos científicos as palavras-chave que renderam mais resultados foram: Geodiversidade, Ecossistemas e Planejamento Ambiental. Além disso, foram analisadas as grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e das áreas de Geociências e afins, contabilizando as disciplinas que envolvessem esse tema. Os resultados, no referente as grades curriculares, mostram que as instituições públicas de ensino superior com maior número de disciplinas obrigatórias referentes ao assunto foram, respectivamente: UFMT, UFC e UFG. Foram compiladas também as disciplinas mais ofertadas no contexto nacional, os resultados foram: Hidrografia/Recursos Hídricos, Geomorfologia e Biogeografia. Com os levantamentos já realizados, foi possível notar também que as grades curriculares dos cursos de graduação na modalidade bacharelado possuem uma ênfase maior nas quantidades de disciplinas ofertadas relacionadas às DEAIs, diferindo dos cursos de licenciatura que ofertam um número bem reduzido das mesmas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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