EVASÃO NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL A DISTANCIA DA UAB/UFC: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE

Autores

  • Crislaine Silva Costa
  • Bianca Moreno da Costa
  • Sara de Paula Lima

Resumo

A evasão é uma constante no Ensino Superior e, em cursos na modalidade a distância, não é diferente. No setor público, ela significa perda de recursos investidos de todos os envolvidos no processo de ensino: estudantes, educadores e instituições. Contudo, na literatura e nos perfis institucionais, dados gerais e os motivos de afastamento desses acadêmicos ainda são escassos, embora constituam importantes indicadores para uma auto-avaliação e criação de estratégias contra esse cenário. Assim posto, o projeto Jornadas Virtuais do Espanhol teve por objetivo a elaboração de um instrumento para identificar as principais causas de evasão no ensino superior público e à distância do curso de Letras Espanhol. Como procedimentos metodológicos, empregamos a revisão integrativa, com dados obtidos na plataforma SciELO, utilizando a combinação dos descritores: evasão, ensino superior e EaD. Constatamos que a evasão é descrita como sendo consequência de fatores relacionados ao curso e/ou ao aluno. Dessa forma, os fatores internos podem estar relacionados à própria instituição, como a baixa motivação e disponibilidade do corpo docente, o não oferecimento de programas de enriquecimento curricular e a carência de disciplinas e monitorias que promovam a interação entre teoria e prática. Já os fatores externos ou pessoais versam sobre problemas de saúde ou familiares, preocupações ou constatações a respeito da carreira futura, que podem levar o discente a mudança de curso, bem como a falta de suporte, além da necessidade de conciliar estudo e trabalho. Com a identificação na literatura dos motivos mais prevalentes, foi elaborado um formulário Google Docs para a coleta de dados, enviado por e-mail aos alunos que realizaram trancamentos ou se evadiram. Conhecer os principais fatores de evasão no curso de Letras Espanhol da UAB/UFC permite aos gestores priorizar medidas preventivas e de acompanhamento junto aos estudantes.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Silva Costa, C., Moreno da Costa, B., & Lima, S. de P. (2022). EVASÃO NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL A DISTANCIA DA UAB/UFC: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 991. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85746

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica