FORMAÇÃO TÉCNICA EM LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR - ANO IV
Resumo
A formação técnica em laboratório é de extrema importância, principalmente, para estudantes vindos do ensino remoto pós-pandemia. As vivências em um laboratório voltado para a Biologia Celular trazem ótimas contribuições para a formação de novos profissionais visto que, além de ser uma área ampla e estar presente no currículo de muitos cursos, também auxilia na compreensão prática do que foi visto em aulas online. As atividades realizadas na rotina em laboratório foram variadas como por exemplo a criação e adaptação de protocolos e sua execução, escrita do caderno de laboratório a fim de registrar e avaliar os métodos utilizados em experimentos, manuseio de vidrarias e a compreensão de como funcionam os equipamentos disponíveis e sua operação. Além das atividades já citadas, foi compreendido também processos realizados para a montagem de lâminas como a fixação, desidratação, inclusão, corte e coloração, cujo estudante deve ter conhecimento sobre as estruturas de seu material para assim utilizar os corantes corretos para a visualização no microscópio. Outra função que pode ser citada foi a extração de macromoléculas de materiais como sementes para quantificação. Ao realizar atividades como essas, o estudante adquire conhecimentos ricos para sua formação já que, além da prática, a rotina laboratorial conta com leitura de artigos e livros, desenvolvimento da escrita, autonomia para testar materiais, entre outras competências que contribuirão para sua carreira. Logo, é de forma satisfatória que a bolsa cumpre seus objetivos mostrando uma parte da universidade que muitas vezes é desconhecida pelos novos alunos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.