IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS NA CULTURA DO MARACUJÁ
Resumen
As plantas cultivadas estão constantemente sujeitas ao ataque de insetos, bactérias, fungos, dentre outras pragas, tornando o controle fitossanitário necessário em qualquer ambiente. A utilização de defensivos químicos e controle biológico devem ser utilizados criteriosamente, uma vez que esses métodos podem afetar tanto a polinização de plantas, quanto seu desenvolvimento. A atividade conduzida teve como objetivo utilizar técnicas sustentáveis no manejo fitossanitário no maracujá, por meio do monitoramento, durante o desenvolvimento da cultura. O trabalho ocorreu na área experimental do Laboratório de Mecânica e Eletrônica Agrícola (LEMA) com início no mês de julho. No plantio das mudas, foi observado a presença da lagarta Agraulis vanillae vanillae, de forma que a partir do estudo de métodos de controle e a viabilidade de utilização, foi definida a catação manual e utilização da vespa Trichogramma pretiosum. As fêmeas da microvespa depositam seus ovos nos ovos da lagarta, e interrompem o desenvolvimento da praga no início do seu ciclo. Foi observada a presença de outras duas pragas: larva minadora (Phyllocnistis citrella) e saúva (Atta spp.). O controle dessas pragas foi realizado por pulverização usando uma solução de detergente neutro, vinagre branco e água. No decorrer de duas semanas após as aplicações, verificou-se a diminuição das atividades das pragas e do seu impacto na cultura, porém, constatou-se a necessidade de replicações semanais. A busca por técnicas que tenham como finalidade o controle de pragas, atreladas a preservação do meio ambiente e a redução do uso de defensivos químicos tem se tornado cada vez mais constante. A condução deste trabalho foi de vital importância para a carreira acadêmica, pois desperta nos alunos o interesse de atuar nas diferentes áreas que envolvem o curso, além da troca de conhecimentos interdisciplinares com profissionais e outros estudantes.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Eduardo Alves Severino Rocha, C., Hermínio Meireles Nogueira, F., Fábio Chagas de Oliveira, F., Regys Rabelo de Oliveira, M., & Teixeira, A. dos S. (2022). IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS NA CULTURA DO MARACUJÁ. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 998. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85753
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.