INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA CULTURA OCEÂNICA: ANÁLISE DO PERFIL @LABPLANCTON_UFC
Resumo
A Organização das Nações Unidas estabeleceu o período de 2021 a 2030 como a Década dos Oceanos. O grande desafio desta década é sensibilizar o público não especializado sobre a cultura oceânica que tem como um dos objetivos ressaltar a importância da conservação e uso sustentável dos oceanos. Com o crescimento do Instagram nos últimos anos, esta rede social se tornou uma ferramenta que pode auxiliar na difusão do conhecimento científico, permitindo que os princípios da cultura oceânica possam alcançar o público não especializado. Neste sentido, com o intuito de participar desse movimento que é internacional, o perfil do Laboratório de Plâncton (Labomar/UFC) foi criado em Junho/20, e possui, atualmente, mais de 1150 seguidores e 132 publicações (até 12/09/22). Com o objetivo de conhecer os temas que despertaram maior interesse para os seguidores do perfil, algumas métricas de interação com o conteúdo foram analisadas de janeiro a agosto de 2022. Durante esse período 47 publicações foram feitas, sendo 30 em formato de carrossel e 17 reels, englobando onze temáticas: bioinvasão, carbono azul, coleções biológicas, conservação marinha, corais, década dos oceanos, manguezais, microbioma de manguezais, microplásticos, mudanças climáticas e plâncton. As cinco postagens de maior alcance foram reels sobre os temas: (1) coleções biológicas 1 (10956 contas alcançadas), coleções biológicas 2 (5721), (3) manguezais (3538), (4) corais (2528) e (5) plâncton (1855). Estes temas, juntamente com o de bioinvasão, tiveram maior interação com o público , através de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamento. Destaca-se que o carrossel com maior alcance e interação foi sobre bioinvasão, especificamente, sobre a invasão do peixe-leão no litoral do Ceará, sendo este considerado um tema quente, por se tratar de um problema atual e recém descoberto. Demonstra-se que a divulgação pelo instagram é eficiente, pois aborda vários temas em uma linguagem simples e de fácil compreensão.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Moura, R. dos S., César Costa Barbosa, K., Sousa Duarte, G. de F., Barroso, H. de S., & Martins Garcia, T. (2022). INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA CULTURA OCEÂNICA: ANÁLISE DO PERFIL @LABPLANCTON_UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1008. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85763
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.