INVENTÁRIO ELETRÔNICO E DIGITALIZAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UFC
Resumo
Em meados do ano de 2006, foi institucionalizada a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado no Brasil. Desde então, os repositórios digitais tornaram-se um dos principais meios para a disseminação desse tipo de acervo, catalogado e indexado nos mais diversos sistemas de informação. Contudo, o acervo de teses e dissertações datado dos anos anteriores também necessita dessa mesma atenção, sendo a digitalização uma atividade consolidada na rotina de trabalho das bibliotecas universitárias. Na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, somam-se 972 teses e 3060 dissertações, as quais passaram por inventário eletrônico durante o ano de 2022, a fim de verificar o quantitativo de exemplares que se encontram digitalizados. Considerando o total dos títulos que ainda não estão disponíveis online, foram adotados três critérios de seleção para digitalização, por ordem de prioridade: o primeiro por digitalização sob demanda, isto é, teses e dissertações solicitadas em atendimento presencial, por e-mail ou WhatsApp; o segundo com base nas teses e dissertações que possuem apenas um exemplar no acervo, o qual não sai para empréstimo, pois está localizado na seção de consulta local; e o terceiro critério referente às teses e dissertações realocadas na sala de duplicatas, mas que têm procura por empréstimo no setor de atendimento da biblioteca. As atividades de inventário eletrônico e digitalização contribuíram para a reorganização do acervo da Biblioteca de Ciências Humanas e para o conhecimento de como realizar pesquisas no catálogo online do Sistema de Bibliotecas e no Repositório Institucional da UFC, pois os títulos digitalizados foram catalogados e indexados nos softwares Pergamum e DSpace.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.