INVESTIGAÇÕES SOBRE A NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UUNDC.
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto "A natureza no cotidiano da UUNDC: ludicidade, saúde e desenvolvimento integral para as crianças" que visa aproximar as crianças, entre 3 e 5 anos de idade, da Unidade Universitária de Educação Infantil (UUNDC/UFC) do convívio com a natureza presente no Campus do Pici. O projeto objetiva estimular a curiosidade e o desejo exploratório das crianças; o entendimento sobre a importância dos cuidados e responsabilidades com a preservação do meio ambiente; conhecimento e apreciação da biodiversidade da natureza do Campus do Pici, oportunizando às crianças a sensibilização sobre a importância da preservação da natureza. Além das interações nos espaços naturais do Campus do Pici, o desdobramento das experiências vai se constituindo democraticamente, em planejamentos coletivos, a partir dos interesses e observações feitas pelas crianças em seu cotidiano, utilizando as curiosidades das crianças para pensar e investigar sobre fenômenos naturais, visando sempre a participação ativa das crianças como agentes em relação com a natureza. As experiências desenvolvidas em 2022 nos apontam que as crianças demandam e desejam a aproximação com a natureza, bem como expressam curiosidades sobre ela: pedidos de passeios no entorno da Unidade, brincadeiras com areia, lama, água e árvores; colher vagens para investigarem o que havia dentro delas; escavar pedras em busca de fósseis; colher e juntar flores de Jambo, além de diversas perguntas a respeito dos animais encontrados e acerca de acontecimentos naturais, por exemplo “por que a manga cai?”. Em um dos passeios realizados pelo Campus, diversas crianças demonstraram verbalmente críticas a respeito da atual condição da natureza, que de amplo conhecimento, está poluída em decorrência do acúmulo de lixo descartado. Tal interesse das crianças apontam seus “encantamentos” com a natureza e são essenciais no desenvolvimento de ricas experiências que oportunizam aprendizado e desenvolvimento para as crianças.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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