ISOLAMENTO DO PIGMENTO NORBADIONA A A PARTIR DO FUNGO PISOLITUS TINCTORIUS
Resumo
Pigmentos naturais são substâncias que conferem cor podendo ser extraídos de plantas, insetos e alguns microrganismos. A ação antioxidante de alguns pigmentos tem chamado a atenção das indústrias de cosméticos, alimentícia e farmacêutica. O fungo Pisolithus tinctorius conhecido popularmente por "bufa-de-velha" pertencente à família Sclerodermataceae é considerado uma ectomicorriza por viver em simbiose com raízes de plantas, principalmente espécies de pinheiros e eucaliptos. Uma das moléculas mais representativas obtidas desse fungo é a norbadiona A, devido ao seu potencial antioxidante. Com o objetivo de avaliar a ação antioxidante da norbadiona A, basidiosporos de P. tinctorius coletados na Universidade Federal do Ceará foram triturados e submetidos a extração exaustiva com acetona PA. O extrato acetona obtido foi solubilizado em água e submetido à partição líquido-líquido com acetato de etila. A fração orgânica foi reservada e a fração aquosa foi acidificada com HCl 10% e novamente particionada com acetato de etila, e após secagem em rotaevaporador foi obtido o extrato acetato. Uma alíquota do extrato acetato foi submetido à extração em fase sólida (SPE), utilizando como eluentes H2O, H2O-MeOH e MeOH, obtendo-se as respectivas frações. A fração H2O-MeOH foi submetida a fracionamento cromatográfico em coluna Sephadex LH20, utilizando metanol como eluente, obtendo-se norbadiona A como um sólido amarelo. A identificação da Norbadiona A feita realizada através de análises de Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C, Espectrometria de massa e Infravermelho. Os ensaios da atividade antioxidante foram realizados através do ensaio com DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazil).Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.