LÊ QUE EU TE ESCUTO: VOZES QUE INCLUEM
Resumo
O projeto "Lê que eu te escuto: vozes que incluem" é uma das três ações que compõem o programa de Extensão da PREX intitulado "Programa Mais Inclusão: Construindo Letras Acessíveis". Este visa à promoção de ações que busquem a garantia de acesso de Pessoas com Deficiência à leitura e à escrita, a fim de promover melhorias nas práticas de leitura e escrita voltadas para este público-alvo. Dessa forma, este projeto propõe a promoção de gravações em áudios cujo conteúdo é voltado para a elaboração de materiais adaptados em língua estrangeira (LE), a fim de disponibilizá-las no Repertório de Informação Acessível (RIA) e em REBECA (Rede Brasileira de Conteúdos e Materiais Adaptados). Com uma proposta teórico-prática, o projeto visa transpor conteúdos em LE em tinta, como manuais e/ou paradidáticos para uma linguagem sonora, à luz das práticas desenvolvidas no trabalho de Ledor. Tem-se como objetivo auxiliar estudantes com deficiência visual no curso de Letras, bem como pessoas de diferentes comportamentos visuais que necessitem entrar em contato, por meio de áudios, com materiais adaptados em outros idiomas. As gravações deverão ser desenvolvidas pelo projeto com base nas demandas solicitadas pelos estudantes, em formato presencial ou online, atendendo aos idiomas: Português, Espanhol, Inglês e/ou Francês, usando como base os textos teóricos. Ao final do projeto, espera-se que a experiência como Ledor, bem como a gravação de áudios voltados para a adaptação de materiais em tinta, possa auxiliar os discentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à pessoas com deficiência, facilitando o processo de intermediação entre professor e aluno, além de proporcionar à comunidade acadêmica acessibilidade à materiais didáticos adaptados em outros idiomas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.