MANUTENÇÃO DO ACERVO DA COLEÇÃO MALACOLÓGICA “PROF. HENRY RAMOS MATTHEWS”: IMPACTOS DA PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES DURANTE A PANDEMIA
Resumo
As coleções biológicas são importantes equipamentos para o testemunho e realização de estudos da diversidade dos seres vivos. A Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews foi fundada em 1966 na antiga Estação de Biologia Marinha da UFC, atualmente Instituto de Ciências do Mar. Atualmente, é formada pela a Série A (no Laboratório de Zoobentos/LABOMAR) e a Série B (Laboratório de Invertebrados Marinhos, Deptº de Biologia). Na Série A, existem 5186 lotes constituídos por mais de 57000 exemplares das Classes Gastropoda, Bivalvia, Cephalopoda, Polyplacophora e Scaphopoda. A maior parte dos organismos foi coletada no Nordeste, com registros de outras regiões do Brasil, além de lotes de outros países. Sua importância científica reflete na necessidade da manutenção e ampliação do acervo, que não acontecia desde 2019, devido paralisação das atividades devido a pandemia do covid-19. Em abril de 2022, foi realizado um trabalho de revisão e manutenção de todos os lotes tombados. A coleção possui cerca de 56% dos lotes constituídos por conchas vazias, sendo o restante preservado em líquido. Os organismos são armazenados em frascos, identificados com o nome da espécie e o número de tombo, e os exemplares completos (com as partes moles) são preservados em álcool 70% e vedados com Parafilm. Muitos dos lotes preservados em líquido apresentavam perda parcial ou total do álcool, presença de fungos e frascos com tampas de plástico rachadas, o que pode prejudicar a qualidade das partes moles preservadas. A falta de manutenção durante esses dois anos de pandemia, tornou ainda mais evidente a importância de constante manutenção da coleção. Esse fato já é de amplo conhecimento no meio científico, porém é muitas vezes negligenciado pelos gestores institucionais. Desta forma, se reforça a necessidade de provimento de instalações adequadas para o acervo, com desumidificação e ar refrigerado, tais medidas melhoram a conservação do material e ampliam os períodos para a revisão do acervo.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.