MAPAS TEMÁTICOS NA PESQUISA EM SAÚDE - PROCEDIMENTOS E POTENCIALIDADES NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Quando se pensa em mapas temáticos, logo vem à mente a tradição da Geografia de produzir mapas de superfícies representadas por regiões, mas neste trabalho o objetivo foi demonstrar a utilização de uma tecnologia, potencialmente inovadora, que denominamos Mapa Temático na pesquisa em Saúde. Foram articulados dois procedimentos metodológicos. Um, inspirado na busca bibliográfica, em bases de dados, na fase de identificação de descritores, para construção de estratégias de busca. Outro, o da construção de fluxogramas hierárquicos de descritores, ou de palavras-chave e suas relações, a partir de uma questão de pesquisa. Assim, o mapa temático foi proposto como ferramenta na iniciação à pesquisa, facilitando o acesso aos conceitos e abordagens relacionados com uma temática, bem como as publicações já disponíveis na literatura científica, a serem recuperadas na construção/recorte do objeto de estudo, para estruturar projetos de pesquisa e apoiar a escrita de artigos científicos. Podendo ainda ser articulado a gerenciadores de referências bibliográficas. Um exercício com a tecnologia, abordando a temática dos determinantes da saúde com foco na evolução e operacionalização do conceito, ao âmbito do campo da Saúde Coletiva, bem como a rede de organizações internacionais com iniciativas relacionadas à temática e a situação atual com resultados de experiências no contexto mundial. Assim, os registros recuperados permitiram desenhar o mapa temático dos Determinantes da Saúde. A perspectiva para o desenvolvimento da tecnologia inclui sua difusão apoiada na interação online.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.