MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL NO BRASIL EM 2016 E COMO ENTENDER SEUS ASPECTOS CONTRIBUÍRAM PARA EVITAR A EVASÃO E RETENÇÃO NO AMBIENTE ACADÊMICO
Resumo
Pretendendo diminuir os índices de evasão e de retenção no Curso de Ciências Biológicas, o projeto "Um espaço-tempo para se aprender a aprender: o Laboratório de ensino como lócus de formação humana." iniciou-se com o objetivo de desenvolver, propor e acompanhar ações acadêmicas para prover uma melhor ambientação dos discentes que estão nos semestres iniciais dos cursos de Ciências Biológicas. Desse modo, ações que vão além do que se pode aprender em sala de aula foram implementadas, como a criação do programa intitulado de IPEConversa, com auxílio de entrevistas e suas gravações. O assunto a respeito da mobilização estudantil no Brasil em 2016, foi abordado de forma com que se tornasse possível entender a vivência de diversos alunos que estiveram nesse momento. Ainda assim, entender como a auto-organização das atividades durante a ocupação era feita pelos próprios estudantes foi vital para se pensar como a busca por esses direitos foram essenciais para evitar a evasão e retenção de estudantes que estavam sendo diretamente atingidos com a falta desses direitos, que consistiam basicamente no aumento na verba para as refeições, maiores investimentos em projetos pedagógicos e culturais, entre outras. Pensando nisso, as entrevistas e as gravações foram realizadas com diversos alunos, e disponibilizadas no Youtube, no canal "LEBIO UFC", tendo como enfoque as experiência dos egressos dos cursos de Ciências Biológicas, para que fosse possível entender como o alunado que fazia parte desse ambiente agiram diante do acontecimento. Através das entrevistas foi possível fornecer diferentes perspectivas de encarar esse movimento, que visava a busca por uma melhoria e facilitação na forma de encarar e viver dentro do ambiente estudantil com seus direitos preservados sem que fosse necessário presenciar estudantes que não concluíram a graduação devido a dificuldades de permanência e a falta de ferramentas que os auxiliassem na manutenção durante o curso.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.