MONITORIA DE XADREZ
Resumo
O presente trabalho relata a experiência no Projeto Gambitos – Prex, no Campus da UFC de Itapajé, que tem como propósito o ensino e a prática do xadrez, este enigmático esporte da Mente. Promovendo assim , através do jogo de xadrez o aperfeiçoamento de memória, da qualidade de concentração, aprimorando a capacidade e criatividade na tomada de decisão, maior obediência de regras e sobretudo melhorar as habilidades matemáticas e lógico-cognitivas. Principalmente este último benefício é fundamental para a assistência da notória deficiência geral de base para o êxito nas disciplinas ofertadas no Campus. Com a realização de encontros semanais com voluntários da faculdade a fim de passar a teoria do jogo de xadrez e propor exercícios que propiciem a fixação da mesma. Tais exercícios, propostos na forma de problemas enxadrísticos, possuem analogia com problemas que o participante pode enfrentar em diversos âmbitos da vida. Propomos também torneios entre os participantes, o que torna o aprendizado estimulante e lúdico. É possível constatar que o trabalho tem contribuído para a formação intelectual dos participantes do projeto e tem proporcionado atividades que vem tornando a interdisciplinaridade afável e a socialização satisfatória. Foi notório que houve uma contribuição significativa nas áreas sociais e interdisciplinares dos componentes, ampliando os horizontes dos alunos e voluntários visando crescimento e melhoria nas técnicas matemáticas obtendo assim indivíduos responsáveis e com raciocínio lógico mais aguçado.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.