NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ADULTOS E IDOSOS SOBRE PRINCÍPIOS BÁSICOS DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
O guia alimentar para a população brasileira é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável, configurando-se como um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS) e também em outros setores, como nas ações de extensão universitária. Os guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento de adultos e idosos sobre alguns princípios básicos do guia alimentar para a população brasileira. Foram avaliados adultos e idosos que participam de um programa de exercício do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) por meio de um questionário contendo perguntas sobre as categorias de alimentos definidas de acordo com o processamento. Foi possível observar que, das 25 pessoas que participaram de forma voluntária da pesquisa, vinte e dois participantes (88%) desconhecem o guia alimentar para a população brasileira. A maioria dos voluntários (88%) entende a diferença entre um alimento de ocorrência natural e um alimento industrializado, 48% não sabem o que são os alimentos ultraprocessados e todos disseram controlar o consumo de óleos, gorduras, sal e açúcar nas suas refeições diárias. Partindo dessas observações iniciais, podemos concluir que, apesar de desconhecerem o guia alimentar para a população brasileira, todos tentam manter hábitos de consumo de alimentos mais naturais apesar de cerca de metade dos indivíduos não saberem o que são os alimentos ultraprocessados, considerados não saudáveis.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.