NÚCLEO EDUCATIVO DO MAUC: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM MEDIAÇÕES PARA O (DES)ENVOLVIMENTO DO PÚBLICO VISITANTE
Resumo
O Museu de Arte da UFC (Mauc), pioneiro na coleta, preservação e divulgação do patrimônio artístico no Ceará, foi criado em 1961 e, desde então, vem se consolidando por meio de um histórico de significativas contribuições ao cenário cultural. O Núcleo Educativo do museu visa estabelecer conexões entre o museu e os públicos visitantes deste espaço de patrimônio, abrindo portas de conhecimento e informação, priorizando o conceito de educação participativa, dialógica e colaborativa. Estas premissas alinham-se aos debates contemporâneos do campo museal, que compreendem os públicos e sua diversidade como componentes ativos nas interações museu-sociedade, rompendo com narrativas e visões que negligenciam o protagonismo dos visitantes e a heterogeneidade de repertórios que trazem consigo ao contexto museológico. Assim, cada pessoa que adentra este espaço se comunica com arte, cultura, história e comunicação, pois, esses meios fazem parte da realidade de todos. Nesse contexto, os bolsistas que atuam no Núcleo Educativo planejam e viabilizam contextos educativos, lúdicos e poéticos para as visitas às exposições, como meio de proporcionar aos públicos, por meio da arte, a construção de conhecimentos e fruição estética. Por fim, é imprescindível destacar a importância dessa atividade desenvolvida pelo projeto na comunidade acadêmica, pois agrega conhecimento não só para os estudantes bolsistas como para todos os públicos, além de fortalecer a importância do museu para a formação de todos os agentes envolvidos nas ações, criando uma ponte de acesso com uma linguagem acessível entre as obras e seus respectivos conceitos e objetivos tanto no social quanto na arte e com o público/estudantes da universidade.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.