O COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM: DINÂMICA METROPOLITANA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E ESPACIAL NO CONTEXTO DE ACUMULAÇÃO FINANCEIRIZADA MUNDIAL
Resumo
No decorrer da década de 1990, observou-se a instalação de grandes unidades industriais, a instalação das empresas se deu em razão das políticas atrativas estaduais, a oferta de incentivos fiscais e territoriais, a mão-de-obra abundante e os baixos salários, devido a esse movimento o Ceará passou por transformações sócio espaciais provocadas por estratégias do Estado para modernizar sua estrutura produtiva e inserir-se cada vez mais no mercado global. Os investimentos se concentram em três eixos: turismo, agronegócio e principalmente em indústrias. Foram instalados em Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante, município integrante da RMF, um porto e um complexo industrial, que impulsiona a metropolização industrial. Ademais, foram instalados, em Caucaia uma grande quantidade de indústrias atraídas pelos benéficos fiscais e também pelo fato de que o município faz parte da RMF, devido ao aumento abrupto das indústrias, esses municípios têm apresentado transformações significativas, nos espaços inseridos na dinâmica metropolitana.O objetivo maior é analisar a expansão da atividade industrial no CIPP entre os anos de 1990 e 2022.Dentre objetivos específicos, tem-se analisar as transformações na estrutura urbana de Pecém, considerando os diferentes agentes que atuam na produção do espaço; investigar como o CIPP afeta diretamente a economia do ceara e do mundo.Compreender a geografia do trabalho industrial.Realizamos pesquisas bibliográficas, documentais, estatísticas e de campo.Conclui-se que mesmo o CIPP estando ainda em decurso de consolidação, com as principais indústrias em fase de implantação e a ZPE e o porto em funcionamento – porém ainda não totalmente integrado às indústrias -uma grande quantidade de mão-de-obra com diversas qualificações foi e continua sendo mobilizada, afetando a cada ano o espaço geográfico daquela região.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.