O CURSO DE COMPREENSÃO LEITORA EM LINGUA FRANCESA E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Resumo
A metodologia Instrumental consiste num método que não se destina nem à formação de professores de línguas, nem à tradução, nem à interpretação, todavia viabiliza o acesso à compreensão técnico-científica na língua alvo a curto prazo.Este estudo se insere na discussão desenvolvida como atividade do projeto Papel das Casas de Cultura Estrangeira para a implementação das Políticas Linguísticas no Processo de Internacionalização da Universidade Federal do Ceará contemplado pelo Edital Nº 04/2022 – Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022 UFC Integra. O objetivo primeiro dessa investigação é verificar se o curso de Compreensão Leitora em Língua Francesa contribui no processo de internacionalização da UFC partindo da ideia de que a metodologia aplicada proporciona a assimilação de conteúdos científicos produzidos em língua francesa nas mais diversas áreas da ciência. Respondendo ao pressuposto deste projeto, na pesquisa realizada emprega em seu desenvolvimento o método de pesquisa qualitativa para analisar a percepção dos alunos sobre o curso de Compreensão Leitora em Língua Francesa e a contribuição dele no processo de internacionalização da universidade. Decidiu-se por uma pesquisa no espaço da UFC, no contexto do processo de internacionalização.A estrutura da pesquisa compreende dois momentos. No primeiro momento aconteceu uma pesquisa bibliográfica e, no segundo momento, uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo compreende duas etapas: a primeira concerne a um estudo piloto, feito por observações empíricas com base na aplicação de um questionário e a segunda, refere-se à aplicação de um questionário mais elaborado e específico com esses alunos.A apresentação dos resultados obtidos ou visados e sua possível discussão serão apresentados noutro momento pois a pesquisa está em andamento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.