O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A COMUNIDADE SURDA

Autores

  • Luiz Felipe Pereira Ribeiro
  • Ruy Ferreira Lima

Resumo

Os métodos convencionais de ensino de uma língua estrangeira desenvolvidos para a comunidade de ouvintes se tornam ineficazes para o público surdo, porém é sabido que devemos proporcionar às pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial sua socialização, o desenvolvimento de suas capacidades pessoais e o aprimoramento de sua inteligência emocional por meio da inclusão. A fim de assistir a comunidade surda e colaborar com a pesquisa acadêmica esta investigação tem por objetivo verificar se há o interesse da comunidade surda em aprender uma língua estrangeira numa turma apenas com surdos e com uma metodologia específica voltada para suas especificidades e o porquê. O presente estudo, em andamento, é desenvolvido como atividade do projeto “Conhecer – Língua Estrangeira para Surdos” vinculado à bolsa de iniciação acadêmica da Universidade Federal do Ceará – UFC. As informações advêm de uma turma do curso de Licenciatura em Letras – Libras da UFC por meio da aplicação de um formulário. A ordem das ações desenvolvidas nesse estudo apresenta dois momentos. No primeiro momento acontecerá uma pesquisa dos perfis dos estudantes surdos interessados na aprendizagem de uma língua estrangeira e, no segundo momento, uma análise desses perfis coletados. Entretanto, a análise de perfis selecionados se divide em duas etapas: a primeira se refere a um estudo piloto, feito por observações empíricas e entrevistas com estudantes surdos interessados em aprender línguas estrangeiras e a segunda, diz respeito à aplicação de um questionário com os estudantes alvos. A apresentação dos resultados obtidos ou visados e sua possível discussão serão apresentados noutro momento pois a pesquisa está em andamento.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica