O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A COMUNIDADE SURDA
Resumo
Os métodos convencionais de ensino de uma língua estrangeira desenvolvidos para a comunidade de ouvintes se tornam ineficazes para o público surdo, porém é sabido que devemos proporcionar às pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial sua socialização, o desenvolvimento de suas capacidades pessoais e o aprimoramento de sua inteligência emocional por meio da inclusão. A fim de assistir a comunidade surda e colaborar com a pesquisa acadêmica esta investigação tem por objetivo verificar se há o interesse da comunidade surda em aprender uma língua estrangeira numa turma apenas com surdos e com uma metodologia específica voltada para suas especificidades e o porquê. O presente estudo, em andamento, é desenvolvido como atividade do projeto “Conhecer – Língua Estrangeira para Surdos” vinculado à bolsa de iniciação acadêmica da Universidade Federal do Ceará – UFC. As informações advêm de uma turma do curso de Licenciatura em Letras – Libras da UFC por meio da aplicação de um formulário. A ordem das ações desenvolvidas nesse estudo apresenta dois momentos. No primeiro momento acontecerá uma pesquisa dos perfis dos estudantes surdos interessados na aprendizagem de uma língua estrangeira e, no segundo momento, uma análise desses perfis coletados. Entretanto, a análise de perfis selecionados se divide em duas etapas: a primeira se refere a um estudo piloto, feito por observações empíricas e entrevistas com estudantes surdos interessados em aprender línguas estrangeiras e a segunda, diz respeito à aplicação de um questionário com os estudantes alvos. A apresentação dos resultados obtidos ou visados e sua possível discussão serão apresentados noutro momento pois a pesquisa está em andamento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.