O NOTION COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE GRUPOS DE ESTUDO E/OU TRABALHO PESSOAL
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de apresentar a plataforma do Notion como uma ferramenta para melhor organização de trabalhos acadêmicos. Com elementos de edição tais como calendários, lembretes, quadro, base de dados, notas, entre outros componentes, o Notion auxilia os usuários a criar seus próprios sistemas, pastas e administrar seus dados. Assim, considerando que a maioria dos estudantes universitários quando chegam na faculdade se deparam com uma grande quantidade de conteúdos a serem sintetizados e retidos, além de precisarem também administrar documentos como por exemplo atividades extracurriculares que necessitam ser organizados e armazenados, compreendemos o Notion como possível auxiliar. Para tanto, partimos da observação das atividades desenvolvidas na plataforma do GEFIM (Grupo de Estudos de Filosofia Medieval) que, por meio da Bolsa de Iniciação Acadêmica, fiz o primeiro contato e tive a oportunidade de manusear. No perfil do grupo, há materiais de pesquisa, relatórios de reuniões, publicações de trabalhos realizados pelo grupo e eventos que serão utilizados para ilustrar possíveis aplicações da plataforma. Espera-se por meio dessa apresentação difundir para a comunidade acadêmica as vantagens de utilizar o Notion como ferramenta de organização e gerenciamento de projetos grupais ou pessoais, com a finalidade de tornar a vida acadêmica menos desafiadora e mais eficiente.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.