O PAPEL DOS GRUPOS DE ESTUDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS-ITALIANO
Resumen
Este trabalho aborda a importância dos grupos de estudo para a formação de futuros profissionais de língua italiana, os ditos italianistas, assim como para melhorar o nível de proficiência de estudiosos do idioma. Os grupos de estudo de língua italiana da UFC foram criados para dar oportunidade aos estudantes de italiano de Fortaleza e da grande Fortaleza de estarem em contato com o idioma. Em 2022, há o grupo de nível A1 e o de nível B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. As atividades dos grupos são coordenadas pelo professor orientador e aplicadas pelos estudantes do curso de Letras-Italiano, de forma rotativa. O desenvolvimento segue a seguinte metodologia: O coordenador elaborou um cronograma de encontros semanais de uma hora para cada grupo. Em cada encontro há uma tarefa a ser realizada, que faz parte de uma prova de proficiência de língua italiana. Ao fim do semestre, terão feito toda uma prova do seu nível. O projeto é relevante pelo caráter formador do futuro egresso do curso de Letras-italiano, que tem a oportunidade de exercer a prática docente, e pelo papel social de oferecer à sociedade atividades em língua estrangeira, no caso, uma preparação para uma prova de proficiência, tão importante para questões de mobilidade acadêmica, e também para questões profissionais, pelo perfil internacional que nossa cidade tem. Este projeto está baseado nas teorias sobre aprendizagem colaborativa e grupos de estudo de Elizabeth Cohen (2017), Cristiano Gomes Lopes (2018), Marisol Vincensi Massaroli (2016), Carles e Gisbert (2005), Marta Teixeira do Amaral Montes (2016) e Ilma Passos Alencastro Veiga (2016).Descargas
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Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Sampaio Marreiro, W., Braga, J. de O., & Ferreira da Silva, R. (2022). O PAPEL DOS GRUPOS DE ESTUDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS-ITALIANO. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1074. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85830
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
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