O USO DO INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA

Autores

  • Francisca Larissa da Costa Silveira
  • Francisca Érica Menezes da Silva
  • Tácila de Souza Maia
  • Claudia Isabele Mesquita de Sousa
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumo

O papel das mídias sociais vem tornando-se um grande aliado em divulgação de publicações, que somam como uma ferramenta que auxilia em informações, conteúdos explicativos e uma interação entre vários âmbitos. A plataforma Instagram vem sendo uma dessas ferramentas e este trabalho buscou mensurar a interação da comunidade em geral e levar uma base para que possam participar da Olimpíada Brasileira de Ensino Superior em Química (OBESQ). A coleta de dados foi realizada mediante postagens na plataforma, em que eram observadas a quantidade de curtidas, postagens salvas, visitas ao perfil e contas alcançadas. A primeira publicação referente ao início das inscrições, teve 38 curtidas, postagem salva 10 vezes, 18 visitas no perfil e 372 contas alcançadas. Já na segunda publicação que homenageava o dia do químico, teve um número bastante significativo em relação à postagem anterior, com 93 curtidas e postagem salva 4 vezes, sendo bem menor que a anterior, mas em compensação, houve um aumento em 21 visitas no perfil e 384 contas alcançadas. A terceira publicação trouxe curiosidades sobre a tabela periódica, obtendo 24 curtidas, postagem salva 1 vez, 5 visitas no perfil e 237 contas alcançadas. Isso mostra que houve um regresso nas divulgações devido principalmente aos intervalos de tempo entre uma publicação e outra. Para aquelas publicações que tiveram um curto intervalo de tempo, foi observado tanto um aumento em contas alcançadas como também visitas ao perfil, e vice-versa.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica