O USO DO INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA
Resumo
O papel das mídias sociais vem tornando-se um grande aliado em divulgação de publicações, que somam como uma ferramenta que auxilia em informações, conteúdos explicativos e uma interação entre vários âmbitos. A plataforma Instagram vem sendo uma dessas ferramentas e este trabalho buscou mensurar a interação da comunidade em geral e levar uma base para que possam participar da Olimpíada Brasileira de Ensino Superior em Química (OBESQ). A coleta de dados foi realizada mediante postagens na plataforma, em que eram observadas a quantidade de curtidas, postagens salvas, visitas ao perfil e contas alcançadas. A primeira publicação referente ao início das inscrições, teve 38 curtidas, postagem salva 10 vezes, 18 visitas no perfil e 372 contas alcançadas. Já na segunda publicação que homenageava o dia do químico, teve um número bastante significativo em relação à postagem anterior, com 93 curtidas e postagem salva 4 vezes, sendo bem menor que a anterior, mas em compensação, houve um aumento em 21 visitas no perfil e 384 contas alcançadas. A terceira publicação trouxe curiosidades sobre a tabela periódica, obtendo 24 curtidas, postagem salva 1 vez, 5 visitas no perfil e 237 contas alcançadas. Isso mostra que houve um regresso nas divulgações devido principalmente aos intervalos de tempo entre uma publicação e outra. Para aquelas publicações que tiveram um curto intervalo de tempo, foi observado tanto um aumento em contas alcançadas como também visitas ao perfil, e vice-versa.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.