OLIMPÍADA CEARENSE DE QUÍMICA - PREPARAÇÃO DE CONTEÚDO DIDÁTICO
Resumo
A Olimpíada Cearense de Química é uma olimpíada científica voltada para estudantes do estado do Ceará. A OCQ busca descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando-os a se engajarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, bem como, selecionar os estudantes que irão representar o Ceará na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química e na Olimpíada Norte-nordeste de Química, e identificando os melhores estudantes das escolas públicas e particulares. A OCQ é dividida em 2 modalidades, sendo: OCQ-A: Destinada a alunos regularmente matriculados nos 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio; OCQ-B: Destinada a alunos regularmente matriculados no 2º, 3o anos do ensino médio e 4º ano do ensino técnico. Muitos alunos sentem dificuldades em buscar questões para preparar-se para a prova. Desse modo, surge a necessidade de oferecer material de apoio destinado a preparação desses estudantes de ensino fundamental e médio, para que estes sintam-se aptos para a realização do teste. Para essa finalidade, a preparação de material didático voltado a estes alunos ficou a cargo de uma comissão, composta por quatro alunos. O trabalho consistiu em criar ebooks, com questões de provas já realizadas, comentadas e separadas por eixos, além de trazer curiosidades e dinâmicas para auxiliar no aprendizado do estudante. As questões utilizadas foram de provas antigas da OCQ, além de questões de outras Olimpíadas. A primeira parte ficou dividida nos eixos de Química Geral e Química Analítica, então os membros da comissão utilizaram questões de provas anteriores que se adequassem aos eixos, além de pesquisar sobre curiosidades relacionadas a alguns dos temas abordados.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.