OLIMPÍADA CEARENSE DE QUÍMICA- COMISSÃO CANAIS DE OLIMPÍADAS

Autores

  • Antonia Marisa da Silva Santiago
  • Francisco Carlos Eduardo de Sales
  • Antônio Cláudio Pinheiro Furtado
  • Marcondes dos Santos Gomes
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumo

As Olimpíadas Científicas, em síntese, são de acentuada importância para a vivência estudantil dos jovens, tendo em vista que essas têm estimulado muitos estudantes ao aprendizado das Ciências e as Tecnologias, o que é de grande valia para a sua escolha profissional e entrada na universidade. A comissão Canais de Olimpíadas tem como objetivo principal a divulgação científica com finalidade de alcançar um novo público para a Olimpíada Cearense de Química (OCQ). Dessa forma, são elaboradas pela Comissão de Canais, atividades e projetos que possam agregar valor ao público jovem e chamar atenção para as Olimpíadas, com a finalidade de mostrá-los os inúmeros pontos positivos. Atualmente, o projeto em desenvolvimento - Mulheres na Ciência - aborda a valorização e o incentivo à inserção das mulheres e meninas na ciência. Segundo a UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) - apenas 30% dos cientistas brasileiros são mulheres, dessa forma, o projeto em questão visa a divulgação das mulheres de destaque no cenário. Dessarte, foram escolhidas quatro professoras em destaque do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, nas quais foram pesquisadas suas linhas de pesquisa e outras informações que, consequentemente, são incentivo para as mulheres e meninas que anseiam pela carreira científica. Em suma, o projeto é publicado por meio de vídeos em canais de comunicação como YouTube e Podcasts, nos quais são publicados materiais de estudo para as Olimpíadas, informações sobre as provas e conteúdos científicos. Portanto, fica explícita tamanha relevância do projeto, tendo em vista que este desenvolve atividades nas quais são de grande importância para o desenvolvimento escolar e, por conseguinte, acadêmico dos jovens.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica