OLIMPÍADA CEARENSE DE QUÍMICA- COMISSÃO CANAIS DE OLIMPÍADAS
Resumo
As Olimpíadas Científicas, em síntese, são de acentuada importância para a vivência estudantil dos jovens, tendo em vista que essas têm estimulado muitos estudantes ao aprendizado das Ciências e as Tecnologias, o que é de grande valia para a sua escolha profissional e entrada na universidade. A comissão Canais de Olimpíadas tem como objetivo principal a divulgação científica com finalidade de alcançar um novo público para a Olimpíada Cearense de Química (OCQ). Dessa forma, são elaboradas pela Comissão de Canais, atividades e projetos que possam agregar valor ao público jovem e chamar atenção para as Olimpíadas, com a finalidade de mostrá-los os inúmeros pontos positivos. Atualmente, o projeto em desenvolvimento - Mulheres na Ciência - aborda a valorização e o incentivo à inserção das mulheres e meninas na ciência. Segundo a UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) - apenas 30% dos cientistas brasileiros são mulheres, dessa forma, o projeto em questão visa a divulgação das mulheres de destaque no cenário. Dessarte, foram escolhidas quatro professoras em destaque do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, nas quais foram pesquisadas suas linhas de pesquisa e outras informações que, consequentemente, são incentivo para as mulheres e meninas que anseiam pela carreira científica. Em suma, o projeto é publicado por meio de vídeos em canais de comunicação como YouTube e Podcasts, nos quais são publicados materiais de estudo para as Olimpíadas, informações sobre as provas e conteúdos científicos. Portanto, fica explícita tamanha relevância do projeto, tendo em vista que este desenvolve atividades nas quais são de grande importância para o desenvolvimento escolar e, por conseguinte, acadêmico dos jovens.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.