PAAP FORMAÇÃO: O AVA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA À EXCELÊNCIA ACADÊMICA E DESEMPENHO PROFISSIONAL NA UFC
Resumo
O PAAP promove diversas atividades formativas, visando contribuições para a excelência acadêmica e desempenho dos profissionais, colaborando com a melhoria do desempenho individual de docentes, técnicos-administrativos e discentes, em especial para os professores recém-nomeados. Para auxiliá-los, foi desenvolvido o PAAP-Formação, que é o AVA, plataforma online que oferece cursos para formação acadêmica nos formatos online, disponibilizado tanto para a comunidade acadêmica da UFC, como para comunidade externa. Este trabalho visa apresentar dados estatísticos preliminares do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que iniciou sua utilização no semestre 2021.2. Esta pesquisa é caracterizada como quantitativa, uma vez que a ferramenta principal de estudo são os dados obtidos. Para obtenção de dados preliminares, utilizamos o método de análise descritiva para coletar, organizar e controlar os dados gerados pela plataforma sobre as informações dos cursistas, tais como nome, vínculo com a UFC e situação no curso. Para tratamento dos dados, aplicamos a planilha eletrônica para geração de gráficos. Desde a sua criação, a plataforma conta com 859 inscritos, sendo 172 concluintes nos cursos MOOC, disponibilizados no semestre 2022.1, e com um total de 24 cursos, porém, somente 12 cursos estão ativos, até o momento. Com base na quantidade de inscritos, verificamos que a plataforma tem como inscritos 215 docentes, 62 técnicos-administrativos, 385 estudantes, 41 ex-alunos e 156 pessoas não vinculadas à Universidade. Destacamos que desses docentes, estão em processo de estágio probatório 148 professores. Por fim, constatamos que a plataforma do PAAP-Formação é um ambiente de apoio didático-pedagógico que tem contribuído positivamente para a formação de servidores da UFC, em especial dos docentes recém-ingressos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.