PAAP FORMAÇÃO: O AVA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA À EXCELÊNCIA ACADÊMICA E DESEMPENHO PROFISSIONAL NA UFC

Autores

  • Stephany Gomes Santos
  • José Vieira da Costa Neto
  • Nicole Stefani Dourado de Freitas
  • Vitor Lopes Oliveira
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O PAAP promove diversas atividades formativas, visando contribuições para a excelência acadêmica e desempenho dos profissionais, colaborando com a melhoria do desempenho individual de docentes, técnicos-administrativos e discentes, em especial para os professores recém-nomeados. Para auxiliá-los, foi desenvolvido o PAAP-Formação, que é o AVA, plataforma online que oferece cursos para formação acadêmica nos formatos online, disponibilizado tanto para a comunidade acadêmica da UFC, como para comunidade externa. Este trabalho visa apresentar dados estatísticos preliminares do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que iniciou sua utilização no semestre 2021.2. Esta pesquisa é caracterizada como quantitativa, uma vez que a ferramenta principal de estudo são os dados obtidos. Para obtenção de dados preliminares, utilizamos o método de análise descritiva para coletar, organizar e controlar os dados gerados pela plataforma sobre as informações dos cursistas, tais como nome, vínculo com a UFC e situação no curso. Para tratamento dos dados, aplicamos a planilha eletrônica para geração de gráficos. Desde a sua criação, a plataforma conta com 859 inscritos, sendo 172 concluintes nos cursos MOOC, disponibilizados no semestre 2022.1, e com um total de 24 cursos, porém, somente 12 cursos estão ativos, até o momento. Com base na quantidade de inscritos, verificamos que a plataforma tem como inscritos 215 docentes, 62 técnicos-administrativos, 385 estudantes, 41 ex-alunos e 156 pessoas não vinculadas à Universidade. Destacamos que desses docentes, estão em processo de estágio probatório 148 professores. Por fim, constatamos que a plataforma do PAAP-Formação é um ambiente de apoio didático-pedagógico que tem contribuído positivamente para a formação de servidores da UFC, em especial dos docentes recém-ingressos.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica