PAISAGEM E MEMÓRIA EM REDE: O LUGAR DA LITERATURA NA GEOGRAFIA MUSEAL NO CEARÁ
Resumo
Deixando de ser ambientes exclusivamente físicos, os museus cearenses agora difundem seu acervo em postagens nas plataformas digitais como o instagram, por exemplo. A Geografia entra como uma forte aliada evidenciando a paisagem e a memória resguardada nesses lugares. A abordagem geográfica dos museus, a geografia museal, como denominamos, coloca em relevo o papel desses equipamentos na constituição de uma identidade coletiva que passa não só pelo reconhecimento da história (memória), mas também da geografia (paisagem) dos lugares. Sabendo da existência de diferentes tipos de museus, a presente pesquisa tece algumas reflexões acerca das diversas contribuições dos museus literários para o corpo acadêmico, docentes e discentes envolvidos, e para o espaço sócio cultural onde este se insere. É a paisagem enquanto elemento construto da memória. O mapeamento desses espaços tem como objetivo analisar como museus locais, compreendidos como espaços institucionais de elaboração do passado, do presente e mesmo do futuro, participam da construção da paisagem e da memória do lugar onde estão inseridos. A metodologia teve como ponto de partida leituras sobre as temáticas que circundam o projeto: museus, patrimônio cultural, geografia literária e memória; tomando como base Cavalcante (2020), Melo Filho (2018) e Oliveira (2018). Além disso, a realização de encontros mensais de grupos de estudos no Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) com o propósito de discutir as bibliografias. Sendo necessário o contato com os museus, foram realizadas entrevistas e pesquisas de campo como por exemplo no Museu da Escrita situado na cidade de Fortaleza. Apesar de encontrar-se em andamento, já é possível notar que os museus preservam a memória e a paisagem literária cearense apesar das rasuras do presente.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.