POVO EM SITUAÇÃO DE RUA EM FORTALEZA E A ATUAÇÃO DA PASTORAL DO POVO DA RUA: UMA INTERPRETAÇÃO GEOGRÁFICA
Abstract
O projeto Uma Interpretação Geográfica das Lutas e Resistências dos Povos no Ceará um dos bolsistas tem como objetivo discutir sobre as condições e as demandas do povo em situação de rua em Fortaleza. Para atingir esse objetivo, fizemos leituras sobre a temática, bem como, desenvolvemos nossas atividades em conjunto com a Pastoral do Povo da Rua e Casa do Povo da Rua Dom Luciano Mendes. Nesse sentido, esse trabalho é simultaneamente pesquisa, extensão e ensino – aprendizagem. O projeto tem como alguns dos objetivos rememorar a história coletiva, política e cultural dos povos em situação de rua e suas vivências e identificar como a Pastoral atua na minimização dos problemas que essa população enfrenta. Para atingir esses objetivos primeiramente realizamos estudo para uma mínima aproximação e familiarização com a temática. Tivemos encontros para conversar sobre a temática. Como metodologia escolhemos a abordagem qualitativa, uso de dados quantitativos da Pastoral do Povo da Rua. A participação nos encontros têm como finalidade compreender a trajetória de vida das pessoas e sua relação de luta e resistência atrelada aos movimentos dos quais participam. Recorremos também a documentos, coleta de dados sobre as datas de fundação desses movimentos, suas configurações, pessoas e organizações que estão envolvidas. Para isso, estamos realizando plantões que ocorrem na Casa do Povo da Rua Dom Luciano Mendes. Ao fim do projeto pretendemos elaborar uma cartografia temática, confecção de documentário, artigos e TCC. Concluímos que o projeto possui uma grande importância, pois essa parcela da sociedade é pouco lembrada pelo poder público, academia, mídia e partidos políticos.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.