PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS, ARQUIVÍSTICOS E HISTÓRICOS

Authors

  • Ruth Milla Gomes da Silva
  • Maria Janara Sampaio Vieira
  • Auricelia Franca de Souza Reis

Abstract

Preservar e conservar a documentação de acervos, assegura a continuidade e a perpetuação das informações que os integram. Em função disso, surge o projeto "Preservação e Conservação em Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Históricos" desenvolvido pelo arquivo histórico de Jean Pierre Clabloz do Museu de Arte da UFC (Mauc). As atividades desenvolvidas objetivam uma melhor organização e manutenção do acervo documental do artista que o nomeia. Dentre as documentações manuseadas cabe citar os jornais, revistas, panfletos, artigos, fotos, recortes, livros e até desenhos. As referidas documentações foram submetidas ao processo de identificação de conteúdo, seguido de sua higienização, o que envolve não só a higienização, mas também a remoção de grampos e clipes, sucedendo com reparos onde necessitasse, e por fim a confecção de invólucros que além de armazenar as documentações finalizadas, tem como função as identificar. Consequentemente, realizado com auxílio dos devidos EPIs e ferramentas como trincha, mesa de higienização, pinça, papel neutro e japonês, cola metil e dentre outros, após o término de cada procedimento, os documentos são armazenados em caixa de poli-onda branca. Entretanto, é importante ressaltar que a conservação consiste em um esforço contínuo que durante os anos seguintes devem ser renovada e até mesmo readequada em função da obtenção de mais documentações. Portanto, os resultados parcialmente alcançados são a finalização de aproximadamente 25 pacotes higienizados e tratados. Conclui-se que o trabalho de preservação se constitui como um elemento de suma importância no arquivo do museu de arte da UFC assim como de arquivos no geral, que resultou na expansão dos conhecimentos teóricos e práticos acerca da área, agregando na caminhada profissional e pessoal dos bolsistas.        

Downloads

Published

2022-01-01

Issue

Section

VII Encontro de Iniciação Acadêmica