PRODUÇÃO DE MAPA TEMÁTICO ABORDANDO A PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA
Resumo
O mapa temático é considerado como um meio de comunicação. Isso porque ele representa e difunde informações sobre um determinado assunto aos seus usuários. E a Saúde Coletiva é uma área de conhecimento multidisciplinar construída na interface dos conhecimentos produzidos pelas ciências biomédicas e pelas ciências sociais. Desse modo, seu objetivo não é tratar um indivíduo doente, mas produzir saúde. O objetivo deste trabalho foi produzir um mapa temático acerca da busca pelo estudo da Saúde Coletiva por profissionais da área da saúde. Um busca sobre o conceito de mapa temático e saúde coletiva foi realizada nas plataformas Scielo e Lilacs, a fim de obter informações sobre os assuntos e mapear as principais palavras chaves. Após isso, foi utilizado a plataforma DeCS/MeSH para obter os descritores das palavras selecionadas e padronizar nosso mapeamento. Diante disso, foi construído um mapa temático com os descritores e suas associações com a saúde coletiva na plataforma Lucidchart. Neste mapa desenvolvido tem também alguns conceitos e informações sobre subtemas da saúde coletiva, algumas teorias, os principais sites de pesquisa para o tema e os descritores que podem ser utilizados para cada pesquisa. Portanto, com o desenvolvimento dessa ferramenta os alunos e profissionais da saúde que queiram realizar uma busca podem fazer a utilização deste mapa para se orientarem e facilitar o entendimento das informações sobre as pesquisas na saúde coletiva.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.