PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA VERSUS MERCADO DE TRABALHO
Resumo
As transformações mais atuais no mercado de trabalho decorrem de diversos fatores dentre os quais as transformações produzidas no antes e pós pandemia. Dito isso, é inevitável o impacto diretamente no funcionamento e nas necessidades desse mercado. Ele pode ser explicado desde a relação entre os que buscam e os que oferecem emprego num sistema típico de mercado. A pesquisa objeto da discussão é desenvolvida como atividade do projeto O Mercado de Trabalho do Professor de Língua Estrangeira contemplado pelo Edital Nº 04/2022 – Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022 UFC Integra. Esse estudo teve como objetivo avaliar o processo de ingresso no mercado como professor de língua estrangeira e o passo a passo para trabalhar em instituições tanto privadas quanto públicas. Dessa maneira, foi efetuado a princípio um levantamento de dados com base em diversas instituições privadas e públicas de ensino de língua estrangeira. Observou-se, números de telefone, e-mail, sites, endereços e línguas ensinadas das instituições situadas em Fortaleza. Além disso, foi feito contato com algumas instituições visando compreender como se dava o ingresso no mercado de trabalho do professor de língua estrangeira. Todos esses dados foram necessários para a esquematização de um instrumento de pesquisa com a finalidade de efetuar um estudo piloto. A aplicação do questionário instrumento de pesquisa se deu por ligação telefônica com o estabelecimento e a consulta de editais. Por meio das entrevistas obteve-se que é necessário um diploma e/ou certificado de proficiência em relação à língua ensinada além de um processo seletivo. Isso posto, a continuidade desse projeto servirá para alimentar uma base de dados sobre o mercado de trabalho do professor de língua estrangeira considerando o complexo desafio para se adaptar às exigências do mercado.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.