PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA VERSUS MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Josue de Amorim Pimentel
  • Ruy Ferreira Lima

Resumo

As transformações mais atuais no mercado de trabalho decorrem de diversos fatores dentre os quais as transformações produzidas no antes e pós pandemia. Dito isso, é inevitável o impacto diretamente no funcionamento e nas necessidades desse mercado. Ele pode ser explicado desde a relação entre os que buscam e os que oferecem emprego num sistema típico de mercado. A pesquisa objeto da discussão é desenvolvida como atividade do projeto O Mercado de Trabalho do Professor de Língua Estrangeira contemplado pelo Edital Nº 04/2022 – Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022 UFC Integra. Esse estudo teve como objetivo avaliar o processo de ingresso no mercado como professor de língua estrangeira e o passo a passo para trabalhar em instituições tanto privadas quanto públicas. Dessa maneira, foi efetuado a princípio um levantamento de dados com base em diversas instituições privadas e públicas de ensino de língua estrangeira. Observou-se, números de telefone, e-mail, sites, endereços e línguas ensinadas das instituições situadas em Fortaleza. Além disso, foi feito contato com algumas instituições visando compreender como se dava o ingresso no mercado de trabalho do professor de língua estrangeira. Todos esses dados foram necessários para a esquematização de um instrumento de pesquisa com a finalidade de efetuar um estudo piloto. A aplicação do questionário instrumento de pesquisa se deu por ligação telefônica com o estabelecimento e a consulta de editais. Por meio das entrevistas obteve-se que é necessário um diploma e/ou certificado de proficiência em relação à língua ensinada além de um processo seletivo. Isso posto, a continuidade desse projeto servirá para alimentar uma base de dados sobre o mercado de trabalho do professor de língua estrangeira considerando o complexo desafio para se adaptar às exigências do mercado.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica